CUNHA PEREIRA FILHO

Blog

Os 10 carros mais problemáticos

Você quer saber quais os carros que mais apresentam problemas em território nacional? Converse com o seu mecânico e ele certamente terá uma lista daqueles que mais costumam entrar na sua oficina.

No entanto, se você quer uma fonte a mais para comprovar quais são eles, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo, fez esse levantamento. 

As marcas e veículos apresentados nessa relação são os que mais deram entrada em oficinas por dois motivos – por quebrarem com mais frequência e pelo fato das montadoras entregarem poucas informações objetivas e técnicas relacionadas ao conserto dos mesmos – ocasionando, logicamente, em custos bem mais elevados na hora da manutenção. 

São pesquisas como essas que todo comprador deve levar em consideração antes de fechar o contrato da compra. Vamos a ela: 

  1. Ford Ka – Mesmo sendo considerado um bom carro, de maneira geral, o Ford Ka acaba apresentando o mesmo problema em todas as gerações – o sistema de arrefecimento. Superaquecimento é uma situação recorrente neste veículo e não é incomum ouvir histórias sobre o motor fundir. Outra dificuldade é encontrar peças para esse modelo, por isso, a manutenção costuma ser mais demorada e o serviço acaba encarecendo. 
  2. Jac J3 – Seu problema mais recorrente está na fragilidade da suspensão e na dificuldade de encontrar peças. Um dos fatores que justifica essa fragilidade na suspensão é que o J3 não foi preparado para aguentar nossas estradas brasileiras e o amortecimento do carro geralmente é comprometido. Na lista dos que mais apresentam problemas, sua suspensão é considerada muito sensível e a calibração eletrônica bastante problemática. Além disso, muitos desses veículos apresentam desgaste irregular dos pneus e constante falha do motor. 
  3. Citroën C3 – Pensa-se nesse carro, logo se imagina “tecnologia” e aí está o grande problema. Muitos dos seus computadores apresentam defeitos e a grande dificuldade é a manutenção deste produto. Além disso, falhas na suspensão também são bastante comuns. Com pouca informação técnica, o seu conserto é apresenta um alto grau de complexidade, e a suspensão também é um problema recorrente – seu amortecimento não é compatível com as estradas brasileira. 
  4. Renault Clio – Esse carro costuma apresentar problemas tecnológicos e sua falta de informação técnica encarece bastante o serviço. Além disso, seu motor tem um projeto frágil e estraga com facilidade. Encontrar peças também é outra desafio. Motor falhando e bobina queimando com frequência também são comuns. Os grandes congestionamentos são uma tortura para o Renault Clio. 
  5. Renault SanderoApresenta problemas mecânicos com frequência e para algumas versões do Sandero, as peças para manutenção são difíceis de encontrar. Quebrando com facilidade, seu conserto torna-se custoso pela escassez de peças e falta de informações técnicas. Além disso, falhas no motor também são corriqueiras. 
  6. Fiat Novo Palio – Por conta da sua fragilidade, as manutenções recorrentes são rotina para o proprietário e alguns problemas no interior do veículo, acabam provocando barulhos que incomodam alguns motoristas. 
  7. Peugeot 207 – Sua complexidade eletrônica dificulta a manutenção e é escape para novos problemas. Suas peças também são bastante caras.  Pouca informação distribuída para as mecânicas também são uma pedra no meio do caminho dos mecânicos. Considerado problemático na suspensão, também se configura como um carro muito barulhento. 
  8. Ford New Fiesta – Uma falha do projeto faz com que esse carro apresente danos no radiador e superaqueça com facilidade. Além do câmbio também ser bastante sensível, não é fácil encontrar peças, mesmo nas concessionárias das montadoras, por isso seu conserto costuma ser demorado. 
  9. Fiat Idea – O Dualogic — câmbio automatizado da marca — não encaixa bem no carro e apresenta defeitos com frequência.
  10. Chery QQ – O carro mais barato do Brasil pode se tornar bastante custoso devido às manutenções que necessita. Quebrar com facilidade é uma situação que todo proprietário enfrenta e precisa administrar. 

A intenção dessa lista é ajudá-lo na hora de escolher seu carro, e caso você passe por uma situação problemática com o seu veículo, um profissional da área do direito pode dar orientações valiosas, e auxiliar na proteção de seus direitos. 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
WhatsApp Chat