CUNHA PEREIRA FILHO

Conheça seus direitos em caso de compra de imóvel com defeito

CUNHA PEREIRA FILHO

Blog

Conheça seus direitos em caso de compra de imóvel com defeito

Conheça seus direitos em caso de compra de imóvel com defeito

Ao adquirir um imóvel, o comprador pode se deparar com diversos problemas em relação à construção, problemas que podem ser facilmente reparados, como a correção da cor do imóvel, ou problemas complexos e que podem representar riscos aos moradores, neste sentido, é importante que você conheça seus direitos em caso de compra de imóvel com defeito.

Primeiramente é preciso saber que na compra de imóveis de construtoras, o Código de Defesa do Consumidor poderá ser aplicado à relação, visto que se trata de uma relação de consumo.

Será caracterizada esta relação quando o vendedor realizar a comercialização de imóveis com habitualidade, como atividade comercial, como por exemplo: as construtoras e incorporadoras.

Em segundo lugar, cabe esclarecer que a responsabilidade dos fornecedores é objetiva, ou seja, independe de culpa ou dolo por parte do vendedor.

É necessário que o comprador comprove a ocorrência do dano (rachadura, descolamento de azulejos, quedas de janelas), o nexo de causalidade – entre a construção e o dano – e a necessidade de indenizar/consertar o problema identificado pelo comprador.

Em terceiro lugar é importante saber que o prazo prescricional para requerer indenização por vícios construtivos é de 05 anos, conforme previsto pelo artigo 27 do Código de Defesa do Consumidor.

Ainda conforme o CDC, o início da contagem do prazo de 5 anos será a partir do conhecimento do dano e da autoria (responsável).

Todavia, o direito de reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em 90 (noventa) dias em caso de fornecimento de produtos duráveis.

Caso seja um vício oculto, o início do prazo decadencial será contado a partir do momento em que ficar evidenciado o vício.

O fornecedor terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias para sanar os problemas apresentados pelo comprador. Caso o fornecedor não solucione o problema, ou se negue a solucionar (de forma expressa), o comprador poderá adotar as medidas judiciais adequadas ao caso.

É importante que você conheça seus direitos em caso de compra de imóvel com defeito, e caso tenha alguma dúvida, ou necessite de orientação jurídica, o ideal é procurar um profissional especializado na área.

 

Letícia Beltrami de Campos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Open chat